Gleisi Hoffman critica fala dos EUA de 'resolver os problemas no Brasil' com poder militar
Ministra também apontou ser necessária a cassação de Eduardo Bolsonaro

Foto: Portal da Câmara dos Deputados
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), reagiu na terça-feira (9) à declaração do governo dos Estados Unidos, onde o país poderia recorrer ao "poder militar" para resolver os problemas brasileiros, no caso, responder ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, o presidente Donald Trump não descarta o uso de "meios militares" para defender a liberdade de expressão do mundo. A fala ocorre em meio aos movimentos do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vem buscando apoio internacional contra as ações da Justiça Brasileira.
Gleisi, em suas redes sociais, classificou a situação como o "cúmulo" da conspiração da família Bolsonaro contra o país. A petista criticou as tarifas aplicadas às exportações brasileiras, as sanções impostas a integrantes do governo e do Supremo Tribunal Federal (tipo a Magnitsky em Alexandre de Moraes), e afirmou que a ameaça de intervenção militar é inadmissível.
A ministra também defendeu a cassação de Eduardo Bolsonaro (PL), argumentando que não se trata de defesa da liberdade de expressão, mas de tentativa de pressionar a Justiça e apoiar ações antidemocráticas.