NotíciasPolíticaGeraldo Alckmin é o favorito para ser o vice de Lula novamente em 2026; entenda

Geraldo Alckmin é o favorito para ser o vice de Lula novamente em 2026; entenda

Antigo rival do petista, Alckmin se aliou a Lula em 2022

| Autor: Redação - Varela Net
Geraldo Alckmin e Lula

Geraldo Alckmin e Lula |Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Além de ser um dos postulantes à candidatura para o governo do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB) também aparece mais uma vez como o favorito para ser o vice do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026, como informa o portal A Tarde.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla de Alckmin, pretende indicar o político novamente como vice-presidente na chapa encabeçada por Lula, assim como em 2022. 

Na quarta-feira (23), foi realizada uma reunião entre o prefeito de Recife, João Campos (PSB), o presidente Lula, Geraldo Alckmin e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann (PT). O encontro teve como objetivo reforçar o alinhamento do PSB com o governo diante do impasse comercial com os Estados Unidos.

Geraldo Alckmin também é cotado para entrar na disputa pelo governo de São Paulo, cargo que já comandou por quatro mandatos. Nos bastidores, o vice-presidente é visto como o 'palanque ideal' para fortalecer o desempenho de Lula no estado. Além disso, uma candidatura ao Senado também já foi cogitada.

Carreira política de Alckmin

Geraldo Alckmin começou como prefeito da cidade de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, entre 1977 e 1982. Depois disso, Alckmin foi deputado estadual, deputado federal e vice-governador de São Paulo. Em 2001, com a morte do então governador de São Paulo, Mário Covas, Alckmin assumiu o governo do estado.

No ano seguinte, Alckmin foi reeleito governador de São Paulo, renunciando ao cargo em 2006, quando concorreu à presidência da República. Na ocasião, Alckmin foi adversário político de Lula, perdendo para o petista no segundo turno.

Alckmin voltou ao governo de São Paulo em 2010, vencendo a eleição no primeiro turno, e foi reeleito para o cargo em 2014. Em 2018, Geraldo Alckmin voltou a tentar a presidência da República, ainda pelo PSDB, mas terminou em quarto lugar.

Em 2022, Alckmin se filiou ao PSB e se tornou aliado de Lula, disputando a presidência da República na condição de vice do petista.

Tags

Notícias Relacionadas