NotíciasPolítica'Estão em xeque as liberdades públicas', disse Fachin, o presidente do TSE

'Estão em xeque as liberdades públicas', disse Fachin, o presidente do TSE

O ministro deu a declaração ao proferir palestra sobre democracia no Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, em Curitiba (PR)

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Justiça

Nesta sexta-feira (3), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin, afirmou que estão "em xeque" no Brasil as "liberdades públicas" e a "eficácia da escolha popular".

Fachin fez esta declaração enquanto palestrava sobre democracia no Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, que foi realizado em Curitiba (PR).

"Não tenhamos dúvida: no Brasil de hoje, estão em xeque as liberdades públicas e está em xeque a eficácia da escolha popular", disse.

O ministro tem feito uma série de discursos favoráveis a democracia e em defesa ao eleições no país e das urnas eletrônicas.

Um exemplo foi a fala do presidente do TSE desta quinta (2). Sem mencionar uma situação específica, ele disse que "atentar contra a Justiça Eleitoral é, a rigor, atentar contra a própria democracia".

Em outros discursos, tanto no plenário do TSE quanto no plenário do Supremo Tribunal Federal, Fachin já havia alegado que não se pode transigir com ameaças à democracia e que o Brasil não consente mais com "aventuras autoritárias".

Jair Bolsonaro, o Presidente da República, já fez diversos ataques contra o processo eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas sem ter apresentado provas de irregularidades.

Bolsonaro chegou a dizer, em abril, que as Forças Armadas sugeriram ao TSE uma apuração paralela de votos nas eleições deste ano por militares, tese rechaçada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Para Pacheco, "não tem cabimento levantar a menor dúvida sobre as eleições no Brasil".

Tags

Notícias Relacionadas