Em entrevista, Lula diz que Bolsonaro era "sabidinho que quis dar o golpe"
Declaração foi dada nesta quinta-feira (29) enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estava em votação para decidir se o ex-presidente se tornará inelegível

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (29), que Jair Bolsonaro era um “sabidinho que quis dar um golpe no dia 8 de janeiro”. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta quinta-feira (29), enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estava em votação para decidir se o ex-presidente se tornará inelegível por 8 anos.
“Não tivemos um cidadão aqui, um sabidinho que não quis aceitar o resultado eleitoral? Não tivemos um cidadãozinho aqui que quis dar golpe no dia 8 de janeiro [de 2023]? Tem gente que não quer aceitar o resultado eleitoral", disse Lula.
Na data citada pelo petista, ocorreu um ataque aos Três Poderes da República, consequentemente à democracia, em Brasília-DF. Prédios foram invadidos e depredados e jornalistas foram agredidos por eleitores que não aceitavam o resultado final das urnas.
O TSE voltou a se reunir, nesta quinta-feira, para decidir o futuro de Jair Bolsonaro no cenário político. O placar final foi 3 X 1 contra o ex-presidente. No entanto, o julgamento será retomado nesta sexta-feira (30), já que os ministros Kassio Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Carmén Lúcia darão seus votos. Se apenas mais um deles votar a favor da condenação, Bolsonaro ficará oficialmente inelegível até 2030.