Em convenção com briga generalizada, Luxemburgo desiste de candidatura; assista
Treinador de futebol havia se filiado ao PSB com a intenção de disputar a vaga do Tocantins ao senado

Foto: Reprodução
Após uma convenção conturbada, com direito à pancadaria, o treinador de futebol Vanderlei Luxemburgo (PSB) disse que foi 'apunhalado' e desistiu de lançar candidatura a cargo político pelo Tocantins nas eleições de 2022. Ele se filiou ao Partido Socialista Brasileiro em março com a intenção de disputar a vaga ao senado, mas acabou sendo substituído de última hora pelo ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha.
"Quando a mudança começou a ser cogitada, não houve diálogo, houve pressão. Durante as últimas semanas fui instigado a declinar da candidatura, mudar para deputado federal e inclusive, abrir mão do fundo eleitoral. Não fui convidado a participar dos diálogos e fui isolado pela presidência", afirmou Luxemburgo em comunicado à imprensa, nesta sexta-feira (5).
Durante o evento, Luxemburgo chegou a discutir com Amastha e o encontro terminou com tumulto e empurrões entre outros participantes. "Deixo bem claro a todos que não tenho apego ao cargo de senador. Não haveria nenhum problema em ser candidato a outra vaga, como deputado federal, por exemplo, caso houvesse uma construção coletiva para tal [...] Por fim, informo que não irei concorrer a qualquer cargo nessas eleições", diz outro trecho do comunicado.
Assisa ao momento da confusão: