Eduardo Leite anuncia pré-candidatura à Presidência da República
Governador do Rio Grande do Sul ainda não é o favorito do partido

Governador Eduardo Leite |Foto: Reprodução/Redes Sociais
Na terça-feira (20), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD) confirmou sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. A declaração foi feita numa coletiva de imprensa em reunião com a bancada do PSD. O gaúcho é o segundo a confirmar presença na disputa pelo Palácio do Planalto nas eleições do ano que vem, já que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também anunciou ser pré-candidato.
“Sim, eu sou um pré-candidato à presidência da República. Busco este caminho. É uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer muito contribuir para o Brasil (...) Uma eleição é um momento precioso da democracia, para que a gente escolha, com esperança, um caminho melhor — e não por sentimentos de mágoa, ódio e rancor. Sim, eu aspiro. Tenho energia, disposição, estou preparado e capacitado”, destacou Leite.
No início do mês, Eduardo Leite deixou o PSDB e se filiou ao PSD em seguida, como uma forma de viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto. No entanto, segundo o jornal O Globo, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tem dito nos bastidores que a sua preferência é apoiar uma eventual candidatura do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), algo que depende de um aval do ex-presidente Jair Bolsonaro, que será candidato até o último momento, apesar da inelegibilidade.