NotíciasPolíticaDeputado Binho Galinha é suspeito de chefiar milícia na Bahia

Deputado Binho Galinha é suspeito de chefiar milícia na Bahia

Grupo é acusado por crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

O deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, de nome parlamentar Binho Galinha (Patriota), é um dos principais alvos da Operação El Patron, deflagrada na manhã desta quinta-feira (7), na cidade de Feira de Santana. Na ação, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 700 milhões das contas bancárias dos investigados e de 40 propriedades urbanas e rurais, além de suspensão de atividades econômicas de seis empresas.

Eleito em 2022, o deputado, de 46 anos, é filiado ao Patriota e está em seu primeiro mandato. Ele é natural da cidade de Milagres, mas construiu a vida política em Feira de Santana.

Três policiais militares também são investigados. Eles seriam responsáveis por fazer cobranças, mediante violência e grave ameaça, de valores oriundos de jogos ilícitos (jogo do bicho) e empréstimos a juros excessivos (agiotagem). 

De acordo com a Receita Federal, um relatório apontou inconsistências fiscais dos investigados, movimentação financeira incompatível, bem como propriedade de bens móveis e imóveis não declarados e indícios de lavagem de dinheiro. O grupo também atuava no desmanche de veículos. No total, 200 policiais federais e estaduais participaram da operação, além de 15 auditores-fiscais da Receita Federal e 6 analistas tributários.

Tags

Notícias Relacionadas