Autodeclarada branca, Deputada diz se orgulhar de ser negra em discurso
Deputada Fatima Nunes (PT) vira polêmica novamente ao se declarar mulher negra

Foto: Reprodução/Instagram
Em sessão ordinária nesta última segunda-feira (2), a deputada Fatima Nunes (PT), que já está em seu 6º mandato, falou sobre as ações do atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e terminou o discurso falando, mais uma vez, que era uma mulher negra.
Não é a primeira vez em que a deputada faz uma declaração como essa. Em 2022, Fatima virou polêmica quando declarou que tinha “orgulho de ser preta”. Em autodeclaração nas eleições do mesmo ano, a deputada marcou “branca”.
Em entrevista pelo G1 nesta quarta (4), a deputada manteve sua declaração: “Naturalmente carrego no sangue [a autodeclaração preta], no sentimento de luta por direitos do povo negro, e embora tenha, digamos assim, minha pele mais clara, por conta dessa miscigenação, mas é o meu sentimento.”
Fatima Nunes é filha de pai negro e mãe branca, e na certidão de. nascimento, ela foi cadastrada como branca. Ainda em entrevista para o G1, Fatima Nunes diz que passa por descriminação e nasceu com marcas de desigualdades sociais e sente orgulho por estar conseguindo mais espaço.
O portal G1 ainda perguntou o motivo de ter se autodeclarado branca durante as eleições de 2022, contradizendo o que tinha dito antes, e a deputada respondeu que a decisão foi tomada baseada na certidão de nascimento.