NotíciasPolíticaConselho de Ética Parlamentar analisa ação contra deputados por motim na Câmara

Conselho de Ética Parlamentar analisa ação contra deputados por motim na Câmara

Parlamentares podem abrir processos que pedem suspensão temporária

| Autor: Redação - Varela Net
Conselho de Ética Parlamentar analisa ação contra deputados por motim na Câmara

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados irá iniciar nesta terça-feira (7) a análise para abertura de processos contra três deputados federais envolvidos no motim do dia 5 de agosto, quando parlamentares ocuparam a mesa diretora da Casa em busca do adiantamento da votação da anistia. Três deputados poderão ter uma suspensão temporária dos mandados: Zé Trovão (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS).

Segundo o deputado Diego Coronel (PSD-BA), corregedor da Câmara, a mesa diretora enviará representações contra os deputados. O caso aconteceu na semana de retorno das atividades legislativas após recesso de julho, onde deputados ocuparam a bancada da mesa diretora e impediram as sessões por mais de 30 horas (quase dois dias), em protesto contra a determinação da prisão preventiva domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O deputado Pollon tem duas representações direcionadas a ele, que somadas resultam em 120 dias. Uma pede a suspensão por 90 dias por declarações difamatórias ao presidente da Câmara, Hugo Motta, e outra por obstruir a cadeira da presidência, sentando nela. 

Os deputados Van Hattem e Zé Trovão são alvos de pedido de suspensão do mandato por 30 dias por impedirem que Motta retomasse a cadeira da presidência. O corregedor também pediu a aplicação da pena de censura escrita aos três deputados e outros 11 que participaram do motim.

O processo contra cada deputado será considerado aberto a partir da leitura do termo de instauração na reunião do colegiado, agendada para esta terça às 13h. O colegiado deve sortear a lista tríplice para escolha do relator. O deputado Fabio Schiochet (União-SC), presidente do Conselho, define quem será o relator. 

Tags

Notícias Relacionadas