NotíciasPolíticaCom verba pública, deputados criam grupo para acompanhar Seleção na Copa

Com verba pública, deputados criam grupo para acompanhar Seleção na Copa

Autor do documento, o deputado baianoJosé Rocha (União Brasil) alega que os parlamentares vão participar de debates apenas no Brasil, para melhorar "imagem" do time

| Autor: Redação

Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Deputados federais aprovaram nesta quinta-feira (4) a criação de uma grupo de trabalho para acompanhar a preparação da Seleçao Brasileira na Copa do Mundo do Catar, que terá início em 21 de novembro. A justificativa para o pedido aprovado para a formação do grupo é a "imagem" da equipe que "está em baixa". Sob essa alegação, os parlamentares decidiram monitorar os trabalhos do elenco de Tite, que vai em busca rdo 

Autor do documento, o deputado baiano José Rocha (União Brasil) explica que os parlamentares vão participar de debates apenas no Brasil, e que não irão montar uma comitiva para acompanhar a Copa no país do Golfo Pérsico. "É só para acompanhar os trabalhos preparatórios. Dar o suporte ao que for necessário do ponto de vista de legislação, se tiver uma coisa neste sentido. Reunir com a CBF para que seja mostrado o planejamento. Não há previsão para acompanhar a Copa no Catar", disse José Rocha ao portal Globo.

O requerimento foi aprovado de forma simbólica, em sessão esvaziada da Comissão de Esporte. O texto propõe a discussão e o monitoramento do planejamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Os integrantes que vão participar do grupo para acompanhar a amarelinha de trabalho ainda serão indicados. Após a aprovação, o deputado Delegado Pablo (União-AM), que presidia a sessão, determinou que a CBF fosse informada da decisão da Câmara.

 

Alegação para criação do grupo
Para justificar a criação do grupo, José Rocha registrou no documento que “o futebol brasileiro vive uma conjuntura delicada no cenário mundial: desde a conquista do pentacampeonato em 2002, o Brasil não chega a uma semifinal da Copa do Mundo. Exceção feita apenas na edição de 2014, em que fomos o país sede e fomos eliminados de forma vexatória pela Alemanha”.

Ele argumenta ainda que, “desde que conquistamos a Copa”, o Brasil não vence uma seleção europeia nas fases decisivas da competição.

“A imagem da seleção está em baixa e, por causa disso, o futebol brasileiro tem se afastado cada vez mais do público. Precisamos então recuperar esse esporte que, além da função social indiscutível que possui, é considerado paixão nacional. A proposta desse Grupo de Trabalho é provocar discussões dentro deste colegiado e junto à Confederação Brasileira de Futebol, entidade máxima do futebol brasileiro, como parte de um conjunto de esforços para resgatar a imagem do Brasil como “o país do futebol".

Tags

Notícias Relacionadas