Candidato tem ampla vantagem na eleição do PT na Bahia; veja parcial da votação
Contagem parcial foi divulgada na tarde desta segunda-feira (7)

Éden Valadares, atual presidente do PT Bahia |Foto: Reprodução/Redes sociais
Em processo de eleições internas, o Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA) divulgou nesta segunda-feira (7) uma parcial com os números atualizados da votação. Com a apuração de votos em 130 municípios, o candidato Tássio Brito lidera com ampla vantagem na disputa pela presidência estadual do partido.
Na contagem divulgada na tarde de hoje, o candidato aparece com 69,5% dos votos, a frente de Jonas Paulo, com 28,0%. Os demais candidatos aparecem com votações residuais: Riela (1,3%), Gabriel (0,7%) e Rodrigo (0,5%).
Tássio tem o apoio do atual presidente do PT Bahia, Éden Valadares, que destacou a mobilização da militância e o volume de votos já contabilizados. “Ainda restam 180 cidades para examinar, mas já passamos dos 33 mil votos apurados – o que faz do PED 2025 o maior processo eleitoral da história do @ptbahia!”, afirmou nas redes sociais.
Os resultados serão anunciados nesta terça-feira (8), às 9h30, como informa a comissão eleitoral do partido. Após a divulgação, que acontecerá na sede estadual do PT, em Salvador, haverá uma coletiva de imprensa com os dirigentes da sigla.
O PED é um dos principais mecanismos internos do PT para escolha de dirigentes em âmbito municipal, estadual e nacional, com voto direto dos filiados. A eleição deste ano é considerada estratégica para a legenda, que busca fortalecer sua organização de base e preparar o partido para os embates eleitorais de 2026.
O Processo de Eleições Diretas (PED) deste ano é considerada estratégico para o partido, que busca fortalecer sua organização de base e se preparar para as disputas eleitorais de 2026.