NotíciasPolíticaBruno Reis diz que prefeitura vai cobrar dívidas de João Henrique

Bruno Reis diz que prefeitura vai cobrar dívidas de João Henrique

Ex-prefeito foi condenado no escândalo da Fundação Pierre Bourdieu

| Autor: Redação

Foto: Betto Jr/Secom

Nesta terça-feira (17), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UNIÃO), afirmou que a gestão municipal irá cobrar a dívida de R$ 47,7 milhões de João Henrique e de João Carlos Bacelar,  ex-prefeito e deputado federal, respectivamente. Ambos foram condenados no escândalo da Fundação Pierre Bourdieu, pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
 
“Isso é algo que funciona de forma automática. Hoje, a prefeitura tem controladoria própria, tem autonomia, tem status de secretaria. Os processos são julgados pelo tribunal, a prefeitura é notificada e eles têm que ter o curso que assim determina a legislação. É dever, a obrigação da prefeitura, realizar os atos, conforme os julgamentos praticados pelo tribunal de contas dos municípios”, afirmou Bruno, durante coletiva de imprensa.
 
O escândalo da Fundação Pierre Bourdieu completou dez anos em 2022. Um relatório do Tribunal de Contas dos Municípios apontou 22 pontos de fraude em um contrato com a Fundação celebrado na gestão do ex-prefeito de Salvador, João Henrique, e do deputado federal João Carlos Bacelar (Podemos). 

Além do direcionamento para a escolha dessa instituição, o local onde ela deveria funcionar não tinha indícios de funcionamento. Foram constatadas ainda fraudes em processos licitatórios, uso de verbas de um convênio em objeto de outro, desvio na finalidade de contratação de pessoal e 256 notas fiscais (no valor de mais de R$ 14 milhões) com irregularidades.

Tags

Notícias Relacionadas