Bolsonaro se surpreende com 311 votos pela urgência da anistia
Ex-presidente assistiu à sessão da Câmara de casa e pediu aos aliados que rejeitem “anistia light”

Foto: Divulgação
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, assistiu pela televisão à votação da urgência da anistia na última quarta-feira (17). Durante a sessão, Bolsonaro ficou surpreso com os 311 votos a favor do requerimento, número acima do que esperava.
As informações são do deputado Sanderson (PL-RS), que esteve com Bolsonaro nesta quinta-feira (18). Ambos conversaram durante duas horas em visita autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Ainda de acordo com Sanderson, Bolsonaro reiterou que deseja a anistia para todos, inclusive para ele mesmo — posição que contrasta com declarações anteriores, nas quais dizia não trabalhar por interesse próprio e sim por pessoas humildes presas.
O ex-chefe de Estado solicitou que seus aliados atuem contra a chamada “anistia light”. A expectativa é que a Câmara aprove a redução das penas, mas não o perdão total aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.
Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto, afirmou que “anistia ampla, geral e irrestrita é impossível” e acrescentou que seu texto “vai decepcionar os extremistas, sejam da direita ou da esquerda”.
Segundo Sanderson, Bolsonaro pediu esforço dos aliados para barrar qualquer “anistia light”. Caso as demandas da oposição não sejam atendidas, a orientação é apresentar outro texto.