NotíciasPolíticaBolsonaro revela proposta das Forças Armadas para filmar votação; assista

Bolsonaro revela proposta das Forças Armadas para filmar votação; assista

Presidente confirmou informação em entrevista à Rádio Guaíba, na última terça-feira (2)

| Autor: Redação

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou que uma das propostas das Forças Armadas para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seria a filmagem dos eleitores no momento do registro dos votos na urna eletrônica. A declaração foi dada na última terça-feira (2), durante entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul. 

Ele ainda disse que a verificação diurna das urnas no dia da eleição foi uma outra proposta das Forças Armadas. Bolsonaro explicou como seria o processo. 

“Então as propostas das Forças Armadas, vou te falar as mais importantes. Primeira, a verificação diurna no dia das eleições. Não adianta você verificar a urna como eles querem uma semana antes [...] A verificação no dia das eleições. E seriam segundo a lei, né? Podemos pegar seiscentas urnas e checar nesse dia. São quase quinhentas mil no Brasil. É uma boa amostragem. E como é que é feito esse teste? As pessoas vão votando e sabendo que estão sendo filmadas. ‘Olha, você vai ser filmado agora. Você quer votar aqui aleatoriamente em quem você quiser, independente da sua vontade, né?”, disse Bolsonaro, que continuou. 

“É esse ou aquele candidato, a pessoa topa, então elas são filmadas. E no final do dia, com esse filme pronto, você vê quem essa pessoa digitou. ‘Ah, foi tantos votos no Onyx Lorenzoni’, por exemplo. Então vai ter que aparecer tanto pro Onyx, tanto pra um deputado federal, tanto pra um deputado estadual… Sem problema nenhum. Porque se tiver uma um programa malicioso, você vai plotar”, finalizou.

O presidente tem feito ataques às urnas eletrônicas. Em 2021, o chefe do Executivo chegou a fazer uma live contestando segurança do equipamento, mas não apresentou provas. 

Assista

 

Tags

Notícias Relacionadas