Bolsonaro deve anunciar em janeiro seu sucessor para 2026; Tarcísio e Ratinho estão entre os cotados
Segundo Ciro Nogueira, o ex-presidente já escolheu quem disputará a Presidência com seu apoio

Foto: Bruno Santos / Folhapress
O senador Ciro Nogueira (PP) revelou, em entrevista ao jornal O Globo, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já definiu quem será seu sucessor na disputa pela Presidência da República em 2026. De acordo com o parlamentar, o anúncio oficial deve ocorrer apenas em janeiro, e o escolhido não terá a opção de recusar o convite.
“Acredito que ele já decidiu. Defendo que comunique isso em dezembro para ser anunciado em janeiro. Quem vai ser, só ele sabe. Eu imagino, mas quem tem legitimidade e autoridade para dizer é ele ou o Flávio, ou até a Michelle, que tem contato direto com ele”, afirmou Nogueira.
Segundo o senador, Bolsonaro avalia dois nomes como potenciais candidatos: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). “Eles têm metade da rejeição do Bolsonaro e quase 40% de desconhecimento, o que é potencial de crescimento”, destacou.
Nogueira ressaltou que a viabilidade eleitoral de ambos depende diretamente do apoio explícito do ex-presidente. “Não tenho dúvida de que, se tiver o chamamento do Bolsonaro para a Presidência, ele não vai virar as costas”, disse, referindo-se a Tarcísio, lembrando ainda que o ex-ministro concorreu ao governo de São Paulo por orientação direta de Bolsonaro.
Sobre o nome para a vice-presidência, o senador afirmou que a escolha será feita apenas após a definição do cabeça de chapa. Ele também comentou que não trabalha para ser o vice, mas não descartou a possibilidade. Além disso, mencionou os nomes de Michelle Bolsonaro (PL) e da senadora Tereza Cristina (PP-MS) como opções que podem ser consideradas para compor a chapa.