Após críticas à Belém, Lula irá se reunir com chanceler alemão na África do Sul
Reunião está marcada para 14h30 no horário de Joanesburgo

Foto: TOBIAS SCHWARZ / AFP e Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, neste sábado (22), na África do Sul, durante a cúpula do G20.
Conforme informações do Metrópoles, o encontro está marcado para às 14h30 no horário de Joanesburgo e 9h30 no horário de Brasília e será no mesmo lugar onde ocorre a reunião do G20.
A conversa entre os dois líderes acontece dias após o chanceler alemão ter criticado Belém (PA), cidade que está sediando a COP30.
Na última quinta-feira (13), ao falar com jornalistas alemães, o chanceler disse que os repórteres que o acompanharam na cúpula em Belém ficaram “contentes” por terem retornado à Alemanha.
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’. Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, disse Merz.
As declarações de Friedrich causaram revolta no Brasil. Na quarta-feira (19), o Senado aprovou um voto de censura contra o líder alemão devido às críticas a Belém.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


