NotíciasPolíticaACM Neto tem 58% das intenções de voto para o governo da Bahia, aponta pesquisa

ACM Neto tem 58% das intenções de voto para o governo da Bahia, aponta pesquisa

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas aponta possível vitória do ex-prefeito de Salvador ainda no primeiro turno

| Autor: Redação

Foto: Domingos Júnior / Varela Net

O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta terça-feira (5), um novo levantamento para o governo da Bahia. Na pesquisa, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), lidera as intenções de voto para a sucessão estadual dentro do cenário estimulado, com 58% da preferência dos eleitores. 

O número é superior ao levantamento feito no mês de abril, quando Neto aparecia com 55,4% das intenções de voto. Em ambos os casos, os números apontam uma possível vitória ainda no primeiro turno. O ex-secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), vem na segunda posição, com 15,8%. O ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), tem 9,1% da preferência dos eleitores, enquanto Kleber Rosa (PSOL) tem 0,5%. Giovani Damico (PCB) tem 0,1%. Votos brancos e nulo são 9,8%; 6,9% não sabem ou não responderam. 

Jerônimo e Roma também apresentaram oscilação com relação ao levantamento feito em abril. Na ocasião, o petista tinha 16,1%, e o ex-ministro do governo Bolsonaro tinha 10,1%. Na mesma pesquisa, Kleber tinha 1,2%, e Giovani tinha 0,5%. 

No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos ao governo, ACM Neto tem 23,7%, seguido por Jerônimo, que tem 7%. O ex-ministro João Roma tem 4,5%, enquanto Kleber tem 0,2%. O governador Rui Costa (PT), que não pode concorrer a um terceiro mandato, também foi lembrado por 1,3%. Não sabe ou não respondeu somam 56,1%; Brancos e nulos somam 6,9%. 

O levantamento ouviu 1640 eleitores, entre os dias 30 de junho e 4 julho, em 172 municípios baianos. A margem de erro é de 2,5%, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07579/2022.

Tags

Notícias Relacionadas