NotíciasPolíticaACM Neto lidera corrida ao governo da Bahia em 2026, aponta Paraná Pesquisas

ACM Neto lidera corrida ao governo da Bahia em 2026, aponta Paraná Pesquisas

No principal cenário testado, ACM Neto aparece com 53,5% das intenções de voto

| Autor: Redação - Varela Net
ACM Neto lidera corrida ao governo da Bahia em 2026, aponta Paraná Pesquisas

Foto: Brenno Carvalho

Um novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas revela que ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador, desponta como favorito na disputa pelo governo da Bahia nas eleições de 2026. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de julho, com a participação de 1.620 eleitores em 66 municípios baianos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança da amostra é de 95%.

No principal cenário testado, ACM Neto aparece com 53,5% das intenções de voto. O atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), surge em segundo lugar, com 28,1%. O ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) registra 6,1%, enquanto o ativista Kléber Rosa (PSOL) tem 1,3%. Brancos, nulos e nenhum somam 6,4% e 4,6% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

Um segundo cenário também foi avaliado, desta vez com o nome do ministro-chefe da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), no lugar de Jerônimo Rodrigues. ACM Neto mantém a liderança, com 53,3% das intenções de voto. Rui Costa aparece com 28,0%, seguido por João Roma com 6,2% e Kléber Rosa com 1,4%. Os votos em branco, nulo ou nenhum representam 6,9%, e 4,3% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.

A pesquisa ainda simulou um eventual segundo turno entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues. Neste cenário, o ex-prefeito de Salvador venceria com 59,4% dos votos, contra 30,8% do atual governador. Os votos brancos, nulos ou nenhum totalizam 5,9%, e 4,0% dos entrevistados se mostraram indecisos ou não responderam.

Vale lembrar que, nas eleições estaduais de 2022, Jerônimo Rodrigues superou ACM Neto no segundo turno, conquistando 52,79% dos votos válidos. O ex-prefeito terminou aquela disputa com 47,21%.

Tags

Notícias Relacionadas