Salvador registra queda de 16% nas mortes violentas no 1º semestre de 2025
Integração entre forças de segurança e uso de tecnologia contribuíram para redução

Foto: Alberto Maraux/SSP
Salvador encerrou o primeiro semestre de 2025 com uma redução de 16% nas mortes violentas em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e apontam que, entre janeiro e junho deste ano, a capital baiana registrou 397 ocorrências, contra 475 no mesmo intervalo de 2024.
Segundo a SSP-BA, a queda nos índices está relacionada ao fortalecimento das ações integradas entre as Forças Estaduais e Federais de Segurança Pública, além do uso de tecnologias como o Sistema de Reconhecimento Facial, que tem ajudado na localização e prisão de criminosos foragidos, incluindo homicidas.
“Sabemos dos desafios e ampliamos os investimentos no setor de Inteligência, com o objetivo de atuar com mais intensidade contra as facções. Os integrantes destes bandos são os responsáveis por aproximadamente 75% das mortes violentas. Seguiremos trabalhando de forma incansável, visando sempre a manutenção da paz social”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
As autoridades destacam que o combate ao crime organizado permanece como prioridade, especialmente no enfrentamento das facções criminosas que atuam na capital. A expectativa do governo estadual é de que os números continuem caindo no segundo semestre, com a ampliação das operações e do uso de ferramentas tecnológicas no policiamento.