Reconhecimento facial já capturou mais de 1.100 foragidos na Bahia em 2025
Tecnologia da SSP-BA alcança média de seis prisões por dia

Ilustrativa SSP |Foto: Rafael Rodrigues - Ascom/SSP
Mais de 1.166 foragidos da Justiça foram capturados na Bahia nos seis primeiros meses de 2025 por meio do sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). A média é de seis prisões por dia, e o número já ultrapassa o total de detenções com o uso da tecnologia registrado durante todo o ano passado.
Implantado em Salvador, na Região Metropolitana e em 81 cidades do interior do estado, o sistema opera com base no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e é utilizado por agentes da segurança pública em áreas monitoradas por câmeras em tempo real.
Entre os capturados no primeiro semestre, 22,2% eram procurados por roubo, 13,2% por homicídio e 10,6% por tráfico de drogas. Também foram localizados indivíduos foragidos por estupro (6,4%), furto (3%), porte ilegal de arma de fogo (2,1%) e dívida de pensão alimentícia (34,9%).
“Cerca de 65% dos foragidos da Justiça localizados respondem a crimes que atormentam diariamente a população. Aumentamos o número de cumprimentos de mandados de prisão com o aperfeiçoamento do uso da tecnologia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Segundo ele, além das prisões, o sistema contribui diretamente para o planejamento operacional em grandes eventos. “O Reconhecimento Facial permite que as forças da segurança promovam a contagem de público e apliquem da melhor forma os efetivos nos grandes eventos da Bahia, garantindo a tranquilidade para baianos e turistas”, completou.