PF deflagra operação contra fraude em licitação pela prefeitura de Ilhéus
A Operação "Teatro Mambembe" está sendo deflagrada nesta quinta-feira (18)

Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) a operação "Teatro Mambembe", que está investigando supostas fraudes e desvios realizados pela prefeitura de Ilhéus, em contratação de uma empresa para fazer manutenção e conservação de prédios públicos municipais.
As investigações tiveram início no ano de 2022, e há algumas suspeitas que foram apontadas como um possível esquema de favorecimento da licitação para empresa vencedora, fraude documental e superfaturamento de serviços contratados, culminando em uma prestação de serviços de má qualidade.
A Polícia Federal também pontuou que várias obras não foram realizadas pela empresa que venceu a licitação, mas sim por pessoas que estão ligadas a agentes públicos do Executivo e Legislativo Municipal, que não possuíam nenhum vínculo com a empresa que foi contratada.
Ainda de acordo com a PF, a empresa que está sendo investigada, existe desde 2019 e já foi beneficiada com contratos que somam mais de R$ 50 milhões. A Polícia Federal está cumprindo 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Ilhéus, Itabuna e Salvador.
Os suspeitos irão responder pelos seguintes crimes:
- Frustação do caráter competitivo da licitação;
- Fraude em licitação ou contrato;
- Corrupção passiva;
- Estelionato;
- Falsidade Ideológica;
- Associação criminosa.