NotíciasPolíciaPF cumpre mandados de mineração ilegal de ouro em cidade da Bahia

PF cumpre mandados de mineração ilegal de ouro em cidade da Bahia

Operação ocorre na cidade de Santaluz

| Autor: Redação

Foto: Divulgação / PF

Nesta terça-feira (19) uma operação da Polícia Federal cumpre mandados em relação a uma investigação sobre mineração ilegal de ouro ilegal na cidade de Santaluz, na Bahia. De acordo com informações da PF, a lavra clandestina ocorre em um imóvel que fica localizado a aproximadamente 23 km da sede do município, desde 2009.

Ao menos uma operação já aconteceu anteriormente, em 2013. Uma nova fiscalização da Agência Nacional de Mineração foi realizada esse ano também, porém a exploração do ouro de forma clandestina continua acontecendo na região, especialmente nos locais já conhecidos como Garimpos Trechão e Serra Branca.

A Polícia Federal também destacou que a prática ilegal pode acarretar a grandes impactos na saúde humana e no meio ambiente, uma vez que o mercúrio e explosivos são usados de forma indiscriminada nos garimpos.

Cerca de 20 policiais federais já estão cumprindo dois mandados de busca e apreensão como parte da operação de hoje, conhecida como insistência.

Os incriminados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, possa de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva. As penalidade podem chegar até 19 anos de reclusão.

Tags

Notícias Relacionadas