Operação Fallen mira grupo envolvido com lavagem de dinheiro e crimes diversos na Bahia
Mandados são cumpridos em Feira de Santana; policiais são investigados por obstrução de Justiça

Foto: Divulgação / PF
Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Fallen, em ação conjunta do Ministério Público Estadual, por meio do GAECO, da Força Correcional Integrada (FORCE/COGER/SSP/BA) e da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia. A operação visa desarticular uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada.
O grupo atua principalmente em Feira de Santana e cidades da região. Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da comarca local. A Fallen é um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023, que resultou em 10 prisões preventivas, 33 mandados de busca, bloqueio de mais de R$ 200 milhões, sequestro de 26 propriedades e suspensão das atividades de seis empresas.
As investigações apontam que policiais militares da Bahia teriam destruído provas digitais com o objetivo de obstruir as investigações. O trabalho segue em andamento para identificar novos envolvidos e esclarecer os fatos. Os suspeitos podem ser condenados a até 26 anos de prisão pelos crimes apurados.