Bahia apreende mais de 11 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2025
Operações conjuntas erradicaram 800 mil pés de maconha e interceptaram grandes carregamentos

Drogas apreendidas |Foto: SSP-BA
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou nesta semana um balanço que aponta a apreensão de mais de 11 toneladas de drogas no estado entre janeiro e junho de 2025. As ações das forças de segurança também erradicaram cerca de 800 mil pés de maconha no mesmo período.
Entre as operações de maior impacto está a realizada em junho, no município de Poções, quando equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e São Paulo, com apoio das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste, Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), interceptaram um caminhão com 4,9 toneladas de maconha escondidas no assoalho.
“Por meio do compartilhamento de informações com a FICCO São Paulo, realizamos diligências e acompanhamos o caminhão suspeito. O veículo foi interceptado em Poções, e o material foi localizado no assoalho do caminhão”, explicou o delegado da PF e coordenador da FICCO/BA, Eduardo Badaró.
A operação integrada com as autoridades paulistas também resultou na prisão de cinco criminosos ligados ao envio do carregamento para a Bahia.
Outras ações relevantes incluem a apreensão de uma grande quantidade de lança-perfume no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, pela FICCO, além da localização de 377 tabletes de maconha prontos para o consumo em Vitória da Conquista, por equipes da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Já em Feira de Santana, a Polícia Civil e a PRF localizaram 132 quilos de maconha em uma operação conjunta.
A SSP-BA destacou que as operações integradas têm sido fundamentais para enfraquecer as organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas no estado.