Trump ordena envio de submarinos nucleares à Rússia
Ação veio após embates com ex-presidente russo

Foto: JEFFREY PHELPS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou o envio de dois submarinos nucleares para locais próximos à Rússia nesta sexta-feira (1º). A decisão ocorreu como retaliação, após ameaças do ex-presidente russo Dmitry Medvedev, que afirmou que os russos possuem um sistema soviético de retaliação nuclear.
“Com base nas declarações altamente provocativas do ex-presidente russo, Dmitry Medvedev, agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, ordenei o posicionamento de dois submarinos nucleares nas regiões apropriadas, para o caso de essas declarações tolas e inflamatórias serem mais do que apenas isso. Palavras são muito importantes e muitas vezes podem levar a consequências indesejadas. Espero que este não seja um desses casos”, disse Trump nas redes sociais.
Na última quinta-feira (31), Medvedev respondeu a uma ameaça feita por Trump e disse que o americano não pode esquecer que Moscou ainda possui o sistema soviético de retaliação nuclear, com alto poder de destruição. Vale lembrar que Medvedev atualmente é vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia.
“Trump está jogando o jogo do ultimato com a Rússia: 50 dias ou 10… Ele deveria se lembrar de duas coisas: 1. A Rússia não é Israel nem mesmo o Irã; 2. Cada novo ultimato é uma ameaça e um passo em direção à guerra. Não entre a Rússia e a Ucrânia, mas com o próprio país. Não siga o caminho do ‘Sleepy Joe’!”, escreveu Medvedev.
A declaração do ex-presidente russo foi uma reação a uma publicação anterior de Trump criticando Medvedev por dizer que a proposta de tarifas contra compradores de petróleo russo era "um jogo de ultimatos" que aproximava os dois países de uma guerra.