Trump diz que tarifa de 50% é destinada a países com quem os EUA “não têm se dado bem”
Brasil foi incluído entre as nações que sofrerão a tarifa máxima

Foto: Reprodução / The White House
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (23), em Washington, a adoção de uma nova política comercial que impõe tarifas de no mínimo 15% sobre bens importados de quase todos os parceiros comerciais do país. Em alguns casos, a taxa poderá atingir até 50%.
A declaração foi feita durante uma cúpula sobre inteligência artificial. Segundo Trump, os percentuais mais altos serão aplicados a países com os quais os EUA “não têm se dado muito bem”.
“Vamos ter uma tarifa simples e direta de algo entre 15% e 50%. Algumas temos 50% porque não temos nos dado muito bem com esses países”, afirmou o presidente.
O Brasil foi incluído entre as nações que sofrerão a tarifa máxima. De acordo com o governo norte-americano, a medida é uma resposta à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Washington também anunciou a abertura de uma investigação sobre possíveis barreiras a empresas de tecnologia americanas e outras práticas comerciais consideradas desleais pelo governo dos EUA.
A nova política entra em vigor no dia 1 de agosto.