NotíciasMundoTrump anuncia tarifa adicional de 10% para países aliados ao Brics

Trump anuncia tarifa adicional de 10% para países aliados ao Brics

Presidente dos EUA cita “políticas antiamericanas” do bloco

| Autor: Redação - Varela Net
Trump em frente a microfone

Trump em frente a microfone |Foto: Gage Skidmore

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou no domingo (6) que vai impor uma taxa adicional de 10% a "qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics". A medida foi anunciada em sua rede social, a Truth Social. Donald Trump completou dizendo que, "Não haverá exceções a essa política". 

Não há ainda informações sobre quais serão os países taxados pelo governo americano. Trump também não esclareceu e nem deu detalhes a referência à "políticas antiamericanas" em sua postagem. 

O que dizem os países do Brics

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que "o uso de tarifas não serve a ninguém" e declarou que "se opõe ao uso de tarifas como ferramenta para coagir outros países".

A Rússia também se pronunciou, rebatendo a acusação: "Vimos, de fato, essas declarações do presidente Trump, mas é muito importante destacar que a singularidade de um grupo como o Brics está no fato de que ele reúne países com abordagens e visões de mundo comuns sobre como cooperar com base em seus próprios interesses", disse o porta-voz Dmitry Peskov. Ele também acrescentou que "essa cooperação dentro do Brics nunca foi e nunca será dirigida contra terceiros".

A África do Sul seguiu a mesma linha. Para o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Chrispin Phiri, o Brics deve ser visto como um movimento por um “multilateralismo reformado, nada mais”.

Segundo ele, "os objetivos do Brics são, principalmente, criar uma ordem global mais equilibrada e inclusiva, que reflita melhor as realidades econômicas e políticas do século 21".
 

Tags

Notícias Relacionadas