Terremoto de magnitude 8,8 no Oceano Pacífico provoca tsunami na Rússia, Japão e Havaí
Terremoto foi registrado no mar, a cerca de 100km da Península de Kamtchatka

Momento da invasão da água |Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um grande terremoto de magnitude 8,8 provocou um tsunami na Península de Kamtchatka, no leste da Rússia, na manhã de quarta-feira (30), no horário local e na noite de terça-feira (29), no Brasil. Mesmo com o epicentro na Rússia, o fenômeno também foi registrado no Japão e nos Estados Unidos, no estado do Havaí. As autoridades dos países com fronteira banhada pelo Oceano Pacífico emitiram um alerta para riscos de ondas destrutivas.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) apontou que o epicentro foi a 125km de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade de 165 mil habitantes na Península de Kamtchatka, no extremo leste da Rússia. O tremor foi capturado a cerca de 19 km de profundidade, facilitando assim a formação dos tsunamis. O governo russo apontou que as ondas que atingiram sua costa foram de no mínimo 4 metros.
Já no Japão, segundo uma TV estatal do país, ondas de 1 metro chegaram à costa do norte, porém o governo japonês está prevendo que novas ondas de até 3 metros podem atingir o país nas últimas horas, emitindo assim alerta de emergência à população.
Nos Estados Unidos, não se tem informações concretas em relação aos tamanhos das ondas, porém o governo americano afirmou para a população costeira deixar suas casas, já que "ondas de tsunamis destrutivas" iriam aparecer novamente. Além disso, foram emitidos alerta no México, Chile e Equador.