Segundo ex-embaixador dos EUA, 'Trump abandonou Bolsonaro porque não suporta perdedores'
Ele ainda comentou que o presidente americano age mais por impulsos do que por estratégia

Foto: JIM WATSON / AFP
O ex-embaixador e especialista em América Latina, John Freeley, afirmou à BBC News Brasil que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se afastou do ex-presidente Jair Bolsonaro, porque "não suporta perdedores". Freeley aponta que Trump deixou de ver Bolsonaro como um aliado político importante logo após a condenação e prisão do ex-presidente. Ainda segundo o diplomata, o republicano é imprevisível, personalista e age muito mais por impulso e sentimentos do que por estratégia.
Devido a isso, Freeley explicou que a imposição de tarifas e sanções no Brasil teria sido mais influenciada por lobby e pressão do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em Washington do que por uma política externa estruturada. O diplomata atribui a volta atrás de Trump com as medidas a uma mudança de humor do republicano e não por mérito do governo Lula.
Por fim, ele afirmou que negociar com Trump é quase impossível. “O Brasil teve sorte”, diz. Para o diplomata, os líderes globais deveriam se distanciar do ex-presidente americano sempre que possível, e focar em instituições, não em relações pessoais, para não depender do "dia e sentimento" do americano. As informações são do The News.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


