NotíciasMundoReino Unido se despede da rainha Elizabeth II; funeral de Estado é iniciado

Reino Unido se despede da rainha Elizabeth II; funeral de Estado é iniciado

A monarca será enterrada nesta segunda (19) após 12 dias de velório

| Autor: Redação

Foto:

Depois de onze dias de velório, o funeral da rainha Elizabeth II chega ao fim nesta segunda-feira (19). A família real britânica e chefes de Estado de 100 países, inclusive o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, estão reunidos na Abadia de Westminster para uma missa. A igreja é a mesma onde a monarca casou, em 1947, e foi coroada cinco anos depois.

Durante o funeral de Estado, o Arcebispo de Canterbury saudou “a vida abundante da rainha dedicada ao amor e ao serviço público”. E acrescentou: “Ela ela uma monarca alegre e presente da vida de milhões de pessoas”.

O corpo da monarca foi transportado do Westminster Hall até a Abadia às 6h44 (de Brasília). Liderada pelo rei Charles III, a família fez uma procissão de 16 minutos atrás do caixão.

O monarca estava com os irmãos, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward. Os filhos do atual rei, o príncipe William e o príncipe Harry, também estavam no cortejo. Ainda participaram da cerimônia o sobrinho da rainha, o conde de Snowdon, e o primo da rainha, o duque de Gloucester.

Em cima do caixão da rainha, usava a sua coroa, um arranjo feito com flores dos palácios reais e um cartão escrito pelo rei Charles.

Funeral de 12 dias
A rainha Elizabeth II faleceu em 8 de setembro, no Castelo de Balmoral, na Escócia. O caixão da monarca permaneceu quatro dias no país antes de seguir para a Inglaterra. Em Londres, o caixão permaneceu cinco dias exposto no Westminster Hall para visitação pública.

As filas para o chegaram a ter 8km de extensão. Ingleses anônimos e famosos passaram até 14 horas em pé esperando para poder prestar uma homenagem final à monarca que permaneceu 70 anos como chefe de Estado do Reino Unido.

Tags

Notícias Relacionadas