Reino Unido: Boris Johnson anuncia renúncia do cargo de primeiro-ministro
Premiê britânico estava no cargo desde 2019, e enfrentava mais uma crise nos últimos dias

Foto: Reprodução
O primeiro-ministro britânico Boris Jonhson anunciou, nesta quinta-feira (7), a renúncia da liderança do Partido Conservador e, consequentemente, saída do cargo. Boris enfrentava uma crise nos últimos dias.
O premiê ficará de forma interina no cargo até a escolha de uma nova liderança. Desde a última semana, Boris passou a sofrer pressão para renunciar, inclusive no seu partido, tendo como estopim a acusação de que havia nomeado Chris Pincher para um cargo no governo, mesmo com o seu histórico de abuso sexual. Nos últimos dias, mais de 50 membros do governo deixaram os cargos como forma de aumentar a pressão.
"É claramente agora a vontade do Partido Conservador no Parlamento que deve haver um novo líder e, portanto, um novo primeiro-ministro", disse durante o discurso.
Boris, que tem 57 anos, assumiu o posto de premiê do Reino Unido em julho de 2019, e teve um governo marcado por polêmicas. Em um dos piores momentos da pandemia da Covid-19, em junho de 2020, Boris foi flagrado em uma confraternização, no seu aniversário. Em determinado período da pandemia, o Reino Unido foi um dos países com maiores índices de infecções e mortes por Covid-19 em todo o mundo.