Putin e Trump se encontram pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia
A pedido de Putin, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não participará da cúpula

Foto: Official White House/Shealah Craighead/Oficial Kremlin
Nesta sexta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontram em uma base militar no Alasca para uma cúpula inédita, marcada como o primeiro encontro entre os dois desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022. Trump descreveu o evento como uma partida de xadrez, destacando a atmosfera de cautela que envolve a reunião.
A pedido de Putin, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não participará da cúpula. Este será o primeiro encontro bilateral entre Trump e Putin desde 2018. O líder russo indicou que qualquer possível acordo dependerá de negociações para restringir o uso de armas estratégicas, incluindo as nucleares, sugerindo uma tentativa de negociar em troca de um cessar-fogo na Ucrânia.
Sabendo que ficaria de fora, Zelensky se reuniu ao longo da semana com diversos líderes europeus e manteve contato telefônico com Trump. Durante essas conversas, o presidente dos EUA assegurou a Zelensky que nenhum acordo envolvendo o cessar-fogo seria firmado sem o conhecimento e a aprovação do governo ucraniano.