NotíciasMundoProtestos no Cazaquistão deixam 164 mortos em uma semana, diz governo

Protestos no Cazaquistão deixam 164 mortos em uma semana, diz governo

Ato começou no domingo passado nas províncias devido ao aumento dos preços do gás

| Autor: Redação
Protestos no Cazaquistão deixam 164 mortos em uma semana, diz governo

Foto: Reprodução

Os protestos no Cazaquistão deixram 164 mortos e cerca de 2.000 feridos, enquanto as autoridades anunciaram neste domingo (9) que prenderam quase 6.000 pessoas vinculadas a essas revoltas sangrentas que abalaram durante toda a semana o maior país da Ásia central.

Os números não puderam ser confirmados por uma fonte independente, mas 103 das mortes teriam sido registradas em Almaty, capital econômica, segundo informaram vários jornais, citando o ministério da Saúde.

O Cazaquistão, um país com 19 milhões de habitantes, rico em hidrocarbonetos, foi abalado por distúrbios sem precedentes desde sua independência, em 1989, nos quais morreram dezenas de pessoas.

O protesto começou no domingo passado nas províncias devido ao aumento dos preços do gás e depois se espalhou para as grandes cidades, incluindo Almaty, onde houve distúrbios e a polícia disparou balas reais contra os manifestantes.

De acordo com o ministério do Interior cazaque, citado neste domingo pela imprensa local, os danos materiais foram estimados em cerca de 175 milhões de euros (199 milhões de dólares). Mais de 100 empresas e bancos foram saqueados e cerca de 400 veículos destruídos, segundo a fonte oficial.

Tags

Notícias Relacionadas