Presos libertados por Israel em troca de reféns, chegam à Cisjordânia
Israel liberou quase 2.000 prisioneiros devido aos termos do cessar-fogo

Foto: Hazem Bader/AFP
Os ônibus palestinos de presos por Israel começaram a chegar a Ramallah, na Cisjordânia, nesta segunda-feira (13). A liberação faz parte do acordo de cessar-fogo de Israel com o grupo Hamas. Além dos palestinos, reféns israelenses do Hamas também foram devolvidos ao seu país de origem. Com base nos termos acertados, é esperado que quase 2 mil palestinos sejam soltos no total.
Algumas imagens de vídeos da região de Ramallah mostraram prisioneiros descendo do ônibus que os trouxe da Prisão de Ofer, na Cisjordânia israelense, após sua libertação. Alguns homens comemoraram bastante ao serem recebidos pela grande multidão do lado de fora. Familiares e amigos foram vistos abraçando os homens em sua chegada.
Cerca de 1.700 palestinos que foram detidos em Gaza pelas forças israelenses após os ataques de 7 de outubro de 2023, bem como 250 que cumpriam pena perpétua, devem ser libertos como parte das etapas iniciais do acordo de cessar-fogo, que contou com o apoio e ajuda dos Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia. Nesta manhã, inclusive, o Hamas publicou nomes de mais 1.900 presos a serem devolvidos. Entretanto, no acordo previsto, os prisioneiros que estavam em prisão perpétua serão enviados para o exílio.
Na libertação de prisioneiros, o Exército israelense orientou todos os familiares para não comemorarem a libertação de seus parentes.