NotíciasMundoPresidente do conselho da BBC renuncia após denúncia sobre Boris Johnson

Presidente do conselho da BBC renuncia após denúncia sobre Boris Johnson

Richard Sharp teria facilitado um empréstimo milionário para o ex-primeiro ministro

| Autor: Redação
Presidente do conselho da BBC renuncia após denúncia sobre Boris Johnson

Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente do conselho da rede britânica BBC, Richard Sharp, anunciou sua renúncia nesta sexta-feira (28), após ficar encurralado devido a um conflito de interesses a respeito da própria nomeação ao cargo.

Um denúncia afirma que Sharp, à época ainda executivo do setor bancário, violou as regras ao não relatar que havia auxiliado o então primeiro-ministro Boris Johnson a obter um empréstimo de 800.000 libras (quase cinco milhões de reais).

O relatório publicado "conclui que violei o código de governança para nomeações públicas", mas que esta violação "não invalida necessariamente a nomeação", explicou Sharp no comunicado em que anuncia a renúncia.

Sharp foi nomeado pouco depois da concessão do empréstimo para comandar a corporação pública de rádio e televisão. Ele admite a violação das regras de conflito de interesses para altos funcionários do Reino Unido, mas afirma que foi algo "inadvertido e não material" para sua nomeação para a BBC.

"Eu decidi, no entanto, que o correto é priorizar os interesses da BBC", destacou no comunicado, ao confirmar que irá deixar a presidência da BBC no final de junho para que o grupo tenha tempo de buscar um novo nome.

"Eu sinto que esta questão pode muito ser uma distração para o bom trabalho da corporação caso eu permaneça no cargo até o final do meu mandato".

A ministra da Cultura, Lucy Fraser, afirmou "entender e respeitar" a decisão. Ela agradeceu a Sharp por seu trabalho como presidente da BBC.

A condução da polêmica envolvendo Sharp foi criticada no Reino Unido, sobretudo depois da suspensão em março do apresentador Gary Lineker, por causa de um tuíte em que criticou a política de imigração e pedidos de asilo do governo britânico.

Na época, Lineker foi acusado de violar as normas de imparcialidade da BBC — mas muitos cobraram que Sharp não foi submetido ao mesmo rigor.

Os críticos da maneira como a BBC lidou com a questão compararam o tratamento dado a Lineker e Sharp, já que o apresentador chegou a ser suspenso, mas o presidente do conselho seguiu no cargo.

Tags

Notícias Relacionadas