Políticos baianos saúdam o novo papa Leão XIV
Parlamentares usaram suas redes sociais para falarem da escolha do novo pontífice

O cardeal Robert Francis Prevost foi escolhido no conclave desta quinta-feira (8) |Foto: Reprodução/Vatican News
A escolha do novo papa, que vai se chamar Leão XIV, movimentou a cena política baiana nesta quinta-feira (8). Líderes do Executivo e do Legislativo do estado comentaram nas redes sociais a eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, destacando a importância simbólica do cargo para além da fé católica, com mensagens que reforçam temas como justiça social, solidariedade e paz.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ressaltou o histórico do novo Papa em defesa dos mais vulneráveis. “O mundo tem um novo pontífice: Leão XIV. Robert Francis assume a liderança da Igreja com uma história marcada pelo cuidado com o próximo”, publicou. “Da Bahia, terra de fé e esperança, desejamos coragem e luz nessa missão espiritual”, completou.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), também se manifestou. “Sim, ‘habemus Papam’! Que Robert Prevost, o novo Papa Leão XIV, siga o legado do Papa Francisco em defesa da paz, da justiça social e da dignidade das pessoas mais vulneráveis”, afirmou. Para ele, o papel do Papa transcende a religião e precisa representar “solidariedade e amor ao próximo”.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos (PSD), destacou a trajetória pastoral do novo pontífice e citou um dos trechos de seu primeiro discurso: “O mal não prevalecerá”. Segundo ela, essa fala “reafirma a força do bem, da justiça e da solidariedade”. Em sua nota, Ivana descreveu Leão XIV como símbolo de “uma Igreja que continua caminhando ao lado das pessoas, com humildade e compaixão”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), desejou um pontificado marcado pela paz e pelo diálogo. “Robert Prevost, agora Papa Leão XIV, assume um dos papéis mais simbólicos e influentes do cenário mundial. Que este novo pontificado seja guiado pelo diálogo, a defesa da humanidade, justiça social, além da reflexão do amor de Cristo e a paz”, escreveu.