NotíciasMundoPerseguição? Relatos dão conta que governo argentino barra estudantes baianos

Perseguição? Relatos dão conta que governo argentino barra estudantes baianos

Estudantes baianos estão enfrentando dificuldades com o novo governo argentino

| Autor: Redação

Foto: Divulgação

Estudantes baianos que residem na Argentina estão passando por episódios de hostilidade e "perseguição" por parte do governo argentino. 

O soteropolitano, Thiago Pacheco, estudante de medicina e autônomo que já moro no país há cerca de quatro anos contou sobre as dificuldades que os brasileiros vem enfrentando  em razão da mudança de comportamento do governo argentino no setor de imigração.

“Uma quantidade pequena, se comparado ao número de brasileiros que chegam em Buenos Aires, foi barrada. Primeiro, não possuíam o visto de estudante. Alguns outros foram classificados como falsos turistas porque alegaram que eram turistas, mas não possuíam passagem de volta”, afirmou Thiago.

Outra estudante baiana, Maria Eduarda Fortuna, estuda medicina na Fundación Héctor Barceló há dois anos, ela também citou as dificuldades impostas aos imigrantes latino americanos. De acordo com ela, os estudantes sofrem discursos de ódio de um grupo específico que são idosos moradores da capital federal. 

“Uma vez, eu estava atravessando a rua, quando uma senhora disse para eu voltar para o meu país”, contou Maria.

Jaine Neres, de 25 anos e também é estudante de medicina no país, estuda na Universidad Nacional de Rosario desde 2019, conta que muitos argentinos são xenofóbicos nas redes sociais.

Argentinos não concordam o acesso a universidades públicas gratuitas por estrangeiros, e fazem diversas críticas sobre o assunto. 

O Consulado da Argentina em Salvador, divulgou que algumas das exigências para ingressar no país variam de acordo com o enquadre migratório, sendo que cada caso há uma requisição de documentação e prazos de permanência. 

“Quando algum cidadão brasileiro solicita informações sobre vistos, informamos por e-mail os documentos necessários”, diz a nota.

Tags

Notícias Relacionadas