NotíciasMundoPapa emérito Bento 16 morre aos 95 anos no Vaticano

Papa emérito Bento 16 morre aos 95 anos no Vaticano

Religioso vivia em monastério desde que deixou o comando da Santa Sé em 2013

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Vatican Media

O papa emérito Bento 16, ex-líder da Igreja Católica em 2013, morreu neste sábado (31), aos 95 anos, no Vaticano. A morte foi confirmada por meio de um comunicado, que não não menciona a causa da norte

"É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento 16 faleceu hoje às 9h34 [horário local] no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível Comunicado do Vaticano sobre a morte Joseph Ratzinger nasceu na Alemanha no dia 16 de abril de 1927", diz o texto publicado nas redes sociais do Vaticano.

Batizado Joseph Ratzinger, Bento nasceu na Alemanha no dia 16 de abril de 1927. No último vídeo divulgado pelo Vaticano em agosto por ocasião da tradicional visita dos novos cardeais, ele apareceu magro e debilitado, com um aparelho auditivo, incapaz de falar. 

O religioso foi escolhido papa em abril de 2005, aos 78 anos, para suceder João Paulo 2º (1920-2005), um dos pontífices mais populares da história. Depois, entraria para história como o papa da modernidade que renunciou — apenas outros quatro o fizeram antes dele.

Ele foi o porta-voz do conservadorismo na Santa Fé por décadas. O religioso foi o primeiro a renunciar do Papado em uma média de seis séculos, quando admitiu não ter mais forças para lidar com os escândalos de corrupção e pedofilia em uma instituição cujos dogmas não raramente batem de frente com a modernidade. 

Desde que deixou a liderança da Igreja, Bento dedicava sua vida apenas para orações e estudos da fé. 

Tags

Notícias Relacionadas