ONU divulga imagem de Trump assistindo discurso de Lula na Assembleia Geral
Durante sua fala, Lula fez críticas indiretas ao governo norte-americano

Foto: UN Photo / Mark Garten
A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou na última terça-feira (23) uma imagem em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparece assistindo ao discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi responsável por abrir oficialmente a Assembleia Geral da entidade, em Nova York.
Durante sua fala, Lula fez críticas indiretas ao governo norte-americano. O presidente brasileiro classificou como "inaceitável" qualquer ataque ao Judiciário nacional e repudiou a atuação de "falsos patriotas", além de se posicionar contra eventuais anistias a envolvidos em atos antidemocráticos.
Lula afirmou que a democracia e a soberania do Brasil são "inegociáveis" e destacou que a recente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por tentativa de golpe de Estado, envia uma mensagem clara ao cenário internacional.
O petista também defendeu a necessidade de regulamentação das redes sociais e criticou as ações de Israel contra o grupo Hamas, dizendo que “nada justifica o genocídio em curso em Gaza”.
Em sua fala, Lula ainda abordou a crise climática e convidou os chefes de Estado presentes a participarem da COP30, marcada para ocorrer em Belém (PA), em 2025.
Donald Trump também discursou na Assembleia Geral. Em sua fala, o presidente norte-americano voltou a mencionar o Brasil, acusando o país de impor “grandes tarifas” em resposta a medidas dos EUA contra o que classificou como censura, repressão, uso político das instituições, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos em território americano.