Narges Mohammadi: A iraniana que recebeu o prêmio Nobel da Paz na cadeia
Conheça um pouco de Narges Mohammadi, a mais nova ganhadora do prêmio Nobel da Paz

Foto: Reprodução/Instagram
Narges Mohammadi tem 51 anos de idade e não vê os filhos há pelo menos 7 anos. Atualmente, a ativista pelos direitos das mulheres, crianças e imigrantes no Irã está presa na cadeia Evin no Teerã. Ela também foi ganhadora do prêmio Nobel da Paz deste ano de 2023.
O anúncio de sua vitória aconteceu em Oslo, na Noruega e seu nome foi anunciado ao som do grito de guerra que virou símbolo da revolução no Irã desde o ano anterior: “Mulher. Vida. Liberdade.” depois da morte de Mahsa Amini sob custódia da polícia depois de ser apreendida usando a hijab de modo “errado”.
A ativista Narges Mohammadi foi congratulada pelo comitê norueguês pela “luta corajosa” que ela travou contra o estado autoritário do Irã. Atualmente o nome de Narges também consta como uma das líderes da ONG Centro de Defensores dos Direitos Humanos (tradução livre).
A ativista iraniana atualmente está presa por várias causas, e a soma de seu tempo de prisão é de cerca de 12 anos. Um dos crimes que ela cometeu foi o compartilhamento de propaganda contra o Estado.
Segundo a rede Reuters, Narges começou sua carreira em prol dos direitos humanos em seu país ainda como estudante, há 32 anos atrás, e já esteve presa em Elvin pelo menos outras três vezes.
“Meu objetivo ainda lá atrás era lutar contra a tirania religiosa, que juntamente com costumes sociais e tradições trouxe a repressão feminina”, Escreveu a ativista ao jornal New York Times em 16 de setembro. (Tradução livre)