NotíciasMundoMostra de livros brasileiros é aberta na Casa de Las Américas, em Cuba

Mostra de livros brasileiros é aberta na Casa de Las Américas, em Cuba

Delegação brasileira participou de visitações a pontos históricos nesta sexta (16)

| Autor: Agência Gov

Foto: Divulgação

Conectar a história e identidade de um país e fortalecer o diálogo intercultural entre Brasil e Cuba. Esses são alguns dos objetivos da mostra bibliográfica Brasil em La Casa (Brasil em Casa, em tradução livre), inaugurada durante a 32ª Feira Internacional do Livro de Havana (FILH), nesta sexta-feira (16), com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Sediada na Casa de Las Américas, organização fundada em Cuba em 1959 para promover o intercâmbio da cultura cubana com a de outros países da América Latina, a mostra reúne obras de escritores brasileiros de diferentes segmentos traduzidas para o espanhol. A chefe da Cultura participou de visita guiada, seguida de uma reunião com presidente da instituição, o professor e escritor, Abel Pietro. “O mundo precisa hoje, mais do que nunca, da cultura autêntica das pessoas, para enfrentar o ódio, a barbárie e o esquecimento”, afirmou Pietro.

“É uma alegria imensa ver nossas culturas unidades, nesse intercâmbio de ideias, de obras e de conhecimento. Essa mostra reafirma a ideia de irmandade entre essas duas nações tão ricas em sua cultura e seu povo”, completou a ministra Margareth Menezes.

A delegação brasileira participou ainda de uma festa de gala no Teatro Nacional de Cuba, que contou com a apresentações musicais que uniram artistas brasileiros e a Orquestra de Música cubana. “A latinidade influencia a nossa música, então, é uma grande honra participar dessa edição da Feira do Livro de Havana no momento da retomada do nosso Ministério, com a volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou a chefe da Pasta brasileira sob aplausos.
 

Tags

Notícias Relacionadas