NotíciasMundoLula chega à Colômbia em meio a ataques terroristas no país

Lula chega à Colômbia em meio a ataques terroristas no país

Petista está na Colômbia para participar de uma cúpula de países amazônicos

| Autor: Redação - Varela Net
Lula chega à Colômbia em meio a ataques terroristas no país

Foto: Ernesto Guzmán/EFE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Colômbia nesta quinta-feira (21) para participar de uma cúpula de países amazônicos, que acontecerá amanhã na capital Bogotá. Contudo, ainda hoje, pelo menos dois atentados terroristas foram registrados no país.

Um dos atentados ocorreu na cidade de Cali, a cerca de 450 km de Bogotá. Duas explosões foram registradas próximo à Escola de Aviação Militar Marco Fidel Suárez.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou em suas redes sociais que o atentado em Cali deixou ao menos dois civis mortos. Petro também escreveu que o terrorismo é a nova expressão das facções que “se submeteram ao controle da junta do narcotráfico” no país.

“O governo considera — e pede ao mundo que também considere — a junta do narcotráfico como uma organização terrorista, assim como suas bandas armadas no Cauca, Guaviare, Antioquia e no Caribe colombiano. A junta do narcotráfico, herdeira do bloco capital dos paramilitares, comanda as dissidências de Iván Mordisco, a Segunda Marquetalia e o Clã do Golfo”, declarou o presidente colombiano.

Ainda segundo o presidente Gustavo Petro, um dos suspeitos do ataque em Cali já foi identificado. 

"Este é um dos supostos autores do atentado com caminhão-bomba em Cali, capturado pela comunidade no local. Seu nome é Sebastián e pertence às estruturas da EMC, lideradas por Marlon, subordinado à Diretoria de Combate ao Narcotráfico."

O outro atentado ocorreu em Amalfi, a cerca de 370 km de Bogotá. Na cidade, um helicóptero da polícia foi atacado com um drone. 

Pelas redes sociais, Petro também se manifestou sobre o ataque.

Tags

Notícias Relacionadas