NotíciasMundoLiberado! Canadá discriminaliza cocaína, ecstasy, heroína e outras drogas

Liberado! Canadá discriminaliza cocaína, ecstasy, heroína e outras drogas

País considera a proibição prejudicial para o sistema de saúde

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Canadá fará um grande teste nos próximos 3 anos. A província de Colúmbia estará  descriminalizando drogas pesadas como a cocaína, o crack e a heroína. O principal objetivo do governo local é atuar justamente na prevenção do uso de drogas. Para os canadenses, a proibição, e consequente repressão ao usuário, causa ruídos no atendimento de saúde pública.

“A descriminalização das pessoas que usam drogas elimina o medo e a vergonha associados ao uso de substâncias e garante que elas se sintam mais seguras em busca de apoio para salvar vidas”, declarou Carolyn Bennett, ministra de saúde mental da província, localizada no extremo oeste do Canadá e com população de 5 milhões de habitantes, a terceira mais populosa do país. A principal cidade da Colúmbia Britânica é Vancouver, na fronteira com os EUA. 

A ação do governo provincial funcionará como um projeto piloto que, ao final do período de 3 anos, será reavaliado. É a primeira iniciativa dessa natureza no Canadá. Além da Colúmbia Britânica, outros lugares que descriminalizaram o uso de drogas pesada foram o estado de Oregon, nos EUA, Portugal e Suíça. Para que medida dê resultado, a província da Colúmbia Britânica treinou policiais, desenvolveu cursos para abordagens com enfoque na saúde e buscou fortalecer as unidades de saúde pública com mais investimentos.

Além do crack e da cocaína, também serão liberadas as metanfetaminas, o MDMA (ecstasy) e opioides como heroína, morfina e fentanil. Mas calma, isso não significa que “liberou geral” e nem que o uso dessas drogas será “normalizado” a despeito do que diz a medicina.

Além disso, a lei ainda define que a isenção e descriminalização não significam a legalização dessas substâncias. Em outras palavras, não haverá a abertura de comércios legalizados das drogas, como os famosos coffee shops holandeses, e o tráfico continua sendo ilegal. A isenção também não está coberta em uma série de lugares como escolas, creches, aeroportos, shoppings, bares e cafés. Dentro de uma propriedade privada, a isenção valerá de acordo com a vontade do proprietário

Tags

Notícias Relacionadas