NotíciasMundoJovem é diagnosticada com rara condição de alergia à água e não toma banho

Jovem é diagnosticada com rara condição de alergia à água e não toma banho

Loren Montefusco foi diagnosticada com urticária aquagênica

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Redes sociais

A jovem estadunidense Loren Montefusco, foi diagnosticada com uma condição médica raríssima, que afeta 1 a cada 230 milhões de pessoas no mundo, a urticária aquagênica. Basicamente, essa patologia faz as pessoas acometidas serem alérgicas à água. 

Esse é o caso de Loren, que vive a situação desde jovem, notando as reações alérgicas aos 12 anos, e só tendo o diagnóstico revelado quando tinha 19 anos. Por conta disso, ela se recusa a tomar banho, em decorrência dos desconfortos sentidos que, no caso dela, podem durar até uma hora.

A urticária aquagênica tem como sintomas coceira, manchas vermelhas e irritação na pele (urticária) ao entrarem em contato com a água. Em casos mais graves, a exposição prolongada ou em alta quantidade podem levar a um risco de choque anafilático, uma reação alérgica extrema impede o indivíduo de respirar.

A jovem postou no TikTok que evita tomar banho devido à queimação e forte coceira que sente quando entra em contato com o líquido.

“Evito ao máximo tomar banho, mas achei nojento tentar não tomar banho, mas tive sorte de encontrar um grupo nas redes sociais de outras pessoas que também se recusam a tomar banho. Isso me faz sentir menos nojento. Tentei me lavar com um pano e água, mas ainda usa água e causa uma reação alérgica, então geralmente tenho que usar lenços umedecidos”, revela Loren. 

Ela ainda conta que, conforme sua idade avançava, a condição só piorava. Hoje ela não pode mais nadar em piscinas, tomar banho de mar e evita até a transpiração, já que as gotas de suor também a incomodam. A dor e a coceira, segundo ela, são as piores que já sentiu na vida. 

“Eu tento ao máximo não sentir coceira, mas não consigo evitar. É horrível. Parece que a coceira está bem abaixo da superfície da minha pele. Eu só tenho que aguentar. Nada ajuda ou impede e pode durar até uma hora”, diz.

A raridade da doença faz com que pouco se saiba dela e suas formas de tratamento. Alguns estudos apontam que a condição pode ser devido a um alergênico ou produto químico na água, e não à própria água, que desencadeia uma resposta imunitária; o que significa que acontece de forma aleatória, sem um histórico familiar. Para diagnóstico da doença, os médicos realizam um exame físico para ver quais sintomas a pessoa apresenta, além de testes com água.

Tags

Notícias Relacionadas