NotíciasMundoIsrael acusa Hamas de violar cessar-fogo após ataque a forças em Gaza

Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo após ataque a forças em Gaza

Militares israelenses afirmam ter sofrido baixas em Rafah

| Autor: Redação Varela Net
Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo após ataque a forças em Gaza

Foto: MOHAMMED SALEM

O governo de Israel acusou o Hamas de ter realizado um ataque contra forças israelenses no sul da Faixa de Gaza, neste sábado (18), em meio ao frágil cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos. Segundo autoridades militares israelenses, os militantes usaram granadas propelidas por foguetes e disparos de franco-atiradores na cidade de Rafah, provocando baixas entre os soldados.

O ataque, conforme relatou uma fonte ouvida pela imprensa local, ocorreu além da Linha Amarela — fronteira estabelecida como ponto inicial de retirada israelense no acordo de cessar-fogo. Após o incidente, Israel respondeu com ataques aéreos pontuais na região, apenas nove dias depois do início da trégua.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convocou uma reunião de emergência do gabinete de segurança neste domingo (19), com a presença do ministro da Defesa e do chefe das Forças Armadas, para discutir a escalada da tensão.

O Hamas, por sua vez, negou ter violado o cessar-fogo. Em comunicado no Telegram, o alto funcionário do grupo, Izzat Al-Rishq, afirmou que os militantes continuam “comprometidos com o acordo” e acusou Israel de “fabricar pretextos frágeis para justificar seus crimes”.

O episódio representa o primeiro grande teste do cessar-fogo firmado com mediação americana, que visava interromper os confrontos e permitir o envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Tags

Notícias Relacionadas