NotíciasMundoInvestigação revela esquema de espiões russos no Brasil

Investigação revela esquema de espiões russos no Brasil

Agentes de inteligência utilizavam identidades falsas

| Autor: Redação
Imagem ilustrativa de um espião

Imagem ilustrativa de um espião |Foto: Alan Santos/PR

Uma investigação publicada pelo jornal The New York Times revelou que espiões russos utilizavam o Brasil como plataforma para obter identidades falsas e atuar ilegalmente em outros países. O esquema envolvia agentes de elite que apagavam seus registros na Rússia e assumiam novas identidades brasileiras, chegando a abrir negócios e estabelecer relações pessoais para reforçar sua nova identidade.

Nos últimos três anos, a Polícia Federal brasileira trabalhou discretamente para desmantelar a rede de espionagem, identificando pelo menos nove agentes russos operando no país. A operação, chamada Operação Leste, foi intensificada após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, levando à exposição dos disfarces dos espiões e à prisão de alguns deles.

Um dos casos mais emblemáticos foi o de Sergey Cherkasov, que usava o nome falso de Victor Müller Ferreira e tentou ingressar no Tribunal Penal Internacional com um passaporte brasileiro. A investigação revelou que os espiões russos exploravam brechas no sistema de registro civil brasileiro para obter documentos legítimos, muitas vezes utilizando certidões de nascimento de pessoas falecidas.

O Brasil era considerado um local estratégico para a obtenção de novas identidades devido à facilidade de emissão de documentos e à diversidade étnica da população, que dificultava a identificação de estrangeiros. Com a revelação do esquema, autoridades internacionais reforçaram medidas de segurança para impedir novas infiltrações de agentes russos em outros países.
Tags: espionagem, Rússia, Brasil, Polícia Federal, identidade falsa, Operação Leste, Sergey Cherkasov, Vladimir Putin, segurança internacional, investigação.

Tags

Notícias Relacionadas