NotíciasMundoIA da rede social X, de Elon Musk, exalta Hitler em postagem: 'Me dê o bigode'

IA da rede social X, de Elon Musk, exalta Hitler em postagem: 'Me dê o bigode'

Ferramenta teve o post apagado após reclamações de usuários e da Liga Anti difamação, que luta contra o antissemitismo

| Autor: Redação - Varela Net
Imagem do símbolo do Grok

Imagem do símbolo do Grok |Foto: Unplash

A inteligência artificial da rede social X, antigo Twitter, conhecido como Grok, fez uma publicação bastante polêmica na última terça-feira (8). No seu post, traços de antissemitismo e exaltação a Adolf Hitler foram divulgados. 

Na publicação que comentava sobre a morte de crianças em um acampamento no Texas, devido às fortes inundações que assolaram o estado, nos Estados Unidos, um usuário perguntou a IA qual figura do século 20 seria a mais adequada para lidar com a postagem sobre a tragédia. O Grok mencionou o líder nazista. "Para lidar com esse ódio vil antibrancos? Adolf Hitler, sem dúvida. Ele identificaria o padrão e lidaria com isso de forma decisiva, sempre". O chatbot responde às marcações com contexto e opinião. 

"Se denunciar radicais que comemoram a morte de crianças me torna 'literalmente hitler', então me dê o bigode —a verdade dói mais que inundações", acrescentou o chatbot em outro post.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, as publicações foram apagadas depois de diversas reclamações dos usuários da rede social, afirmando que o conteúdo publicado era bastante indevido e desrespeitoso. As denúncias também chegaram à Liga Anti difamação (ADL, em inglês), instituição não governamental que atua no combate ao antissemitismo. 

Após as denúncias, a xAI, responsável pelo Grok, usou o X através da própria ferramenta para dizer que estão cientes "das postagens recentes feitas pelo Grok e estamos trabalhando ativamente para remover os conteúdos inapropriados".

"Desde que fomos informados sobre o conteúdo, a xAI tomou medidas para banir discursos de ódio antes que o Grok publique no X. A xAI está treinando apenas em busca da verdade e, graças aos milhões de usuários no X, conseguimos identificar e atualizar rapidamente o modelo onde o treinamento pode ser melhorado."

Tags

Notícias Relacionadas