Guerra da Ucrânia: Após contato com Putin, Trump recebe Zelensky na Casa Branca para traçar estratégia militar
O norte-americano e o ucraniano devem discutir o envio de mísseis de longo alcance para a Ucrânia

Donald Trump ao lado de Zelensky, presidente da Ucrânia |Foto: Will Oliver/EFE/EPA
No dia seguinte à conversa por telefone com Vladimir Putin, presidente da Rússia, Donald Trump recebe o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na Casa Branca. O encontro entre os chefes de estado foi feito para discutir estratégias em relação à guerra no Leste Europeu e no apoio militar a Kiev. Zelensky desembarcou em Washington na tarde de quinta-feira (16), acompanhado de uma comitiva de ministros e assessores.
Trump e Zelensky devem discutir o envio de mísseis de cruzeiro Tomahawk, de longo alcance, que são capazes de atingir alvos entre 1,6 mil e 2,5 mil quilômetros de distância. Contudo, o diálogo sobre não deve sair como o planejado pelo ucraniano, já que o tema vem dividindo o alto escalão do governo norte-americano, que busca equilibrar o apoio à Ucrânia e a manutenção de canais diplomáticos com a Rússia.
Após a ligação com Putin, Trump assumiu uma postura mais cautelosa diante do assunto. Ao comentar o possível envio dos mísseis para a Ucrânia, ele chegou a afirmar que os Estados Unidos “também precisam dos Tomahawks”.
“Temos muitos, mas precisamos deles. São armas vitais, poderosas e precisas. Não podemos esgotar nossos próprios estoques”, declarou o presidente.
Além disso, a Casa confirmou que o presidente norte-americano pretende se reunir com Putin em Budapeste, capital da Hungria, nas próximas duas semanas. O encontro deve ter a mediação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, que já declarou estar “pronto para sediar um encontro histórico pela paz”.