NotíciasMundo"Foi treinado para sobreviver", diz mãe do brasileiro foragido nos EUA ao NYT

"Foi treinado para sobreviver", diz mãe do brasileiro foragido nos EUA ao NYT

Iracema Cavalcante, mãe do brasileiro que fugiu de presídio na Pensilvânia, afirmou ainda que o filho não é uma ameaça e que está apenas tentando escapar.

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/U.S. Marshals Service Philadelphia/g1

A mãe de Danilo Cavalcante, o brasileiro condenado à prisão perpétua que fugiu de um presídio na Pensilvânia, afirmou que o filho está acostumado e treinado a lutar para sua sobrevivência.

Em entrevista ao jornal "The New York Times", Iracema Cavalcante negou ainda que ele seja uma ameaça.

"Ele está apenas tentando sobreviver", afirmou. "O treinamento dele foi sofrer".

Danilo Cavalcante, condenado por matar a ex-namorada Débora Evangelista Brandão, está foragido desde 31 de agosto, quando conseguiu escapar da prisão escalando paredes.

Sua mãe, que mora no Tocantins, de onde a família é, contou ao jornal norte-americano que a família sempre foi pobre e que o filho nunca frequentou a escola. Na entrevista, ela reconheceu ainda os dois crimes do filho

Além de ter sido condenado por ter matado a facadas a ex-namorada nos Estados Unidos, ele é suspeito de também ter matado o estudante Valter Júnior Moreira dos Reis em Figueirópolis, nos arredores de Palmas, em 2017.

O caso ainda corre na Justiça do Tocantins.

Há 14 dias, a polícia da Pensilvânia busca Cavalcante com o apoio do FBI. Nesse período, o brasileiro conseguiu roubar uma van que estava com a chave dentro e um rifle em uma garagem e chegou a trocar tiros com um morador.

Na terça-feira (12), a polícia da Pensilvânia afirmou ter certeza que ele está dentro do perímetro das buscas, a cerca de 32 quilômetros do presídio de onde ele fugiu.

O brasileiro foi visto pela última vez em South Coventry, no condado de Chester, no leste da Pensilvânia, vestindo calça azul e sem camisa.

Até a tarde de ontem, a principal suspeita era a de que ele estava em uma floresta perto de South Coventry.

"Nós o consideramos desesperado, o consideramos perigoso, toda a dinâmica confirma para nós que ele tem uma arma”, afirmou o tenente-coronel George Bivens, um dos policiais responsáveis pela operação de buscas.

Em entrevista coletiva para informar sobre o caso na terça-feira, Bivens disse ainda que:

Há cerca de 500 policiais participando das buscas;

Foram encontradas pegadas “idênticas” às dos sapatos que Cavalcante usava na prisão;

Ele roubou um rifle na porta da garagem de uma casa em South Coventry. "Provavelmente 
ele encontrou a garagem aberta, não foi algo planejado";

O brasileiro trocou então tiros com o morador da casa, que estava dentro da garagem - a polícia fala de "vários tiros";

Ainda assim, ele não deve estar ferido, por conta da velocidade com a que já avançou;

Cavalcante não está seguindo uma rota de fuga linear. Ele começou caminhando em direção ao sul da Pensilvânia, mas agora anda em direção ao norte;

O brasileiro será preso "o quanto antes".

Demora nas buscas

O tenente-coronel negou ainda que as buscas estejam demorado para além do normal - além de vários dias, Cavalcante também já conseguiu andar por 38 quilômetros sem ser pego.

"A polícia está fazendo um ótimo trabalho. Sabemos que ele está dentro do nosso perímetro de buscas, e Cavalcante será preso o quanto antes".
 

Tags

Notícias Relacionadas