Estados Unidos viram alvo de piadas após post com Trump ao lado de um pinguim na Groenlândia; entenda
Internautas apontaram um erro básico de geografia na publicação

Imagem gerada por IA mostra Donald Trump ao lado de um pinguim na Groenlândia |Foto: Reprodução/Redes sociais
O perfil oficial da Casa Branca virou alvo de chacota nas redes sociais após a publicação de uma imagem gerada por inteligência artificial, na sexta-feira (23), em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caminha por uma paisagem gelada ao lado de um pinguim, em referência à Groenlândia. No entanto, internautas apontaram um erro básico de geografia: pinguins não vivem no Ártico, região em que está a Groenlândia, no Hemisfério Norte.
Embrace the penguin. pic.twitter.com/kKlzwd3Rx7
— The White House (@WhiteHouse) January 23, 2026
Os pinguins são encontradas exclusivamente no Hemisfério Sul, com maior concentração na Antártida e em áreas próximas.
“Vocês não sabiam que pinguins não vivem no Ártico, só na Antártida?”, escreveu um internauta. “Não existem pinguins na Groenlândia”, comentou outro. Houve ainda quem ironizasse: “Meu filho de 6 anos sabe que pinguins só vivem no sul”.
A postagem feita no X (antigo Twitter) viralizou rapidamente e já acumula mais de 26 milhões de visualizações, com milhares de comentários falando sobre o equívoco.
Além disso, especialistas apontaram que cerca de 80% da ilha é coberta por gelo, de forma que apenas nove espécies de mamíferos terrestres são nativas do território. Entre os animais estão ursos polares, bois-almiscarados, renas, raposas-do-ártico, lebres-do-ártico, além de espécies mais raras, como o lobo-do-ártico e o lemingue-de-colarinho. Nenhuma delas inclui pinguins.
Contudo, esse não foi a primeira erro dos EUA envolvendo a Groenlândia. Durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na última quarta-feira (21), Trump confundiu repetidamente a Groenlândia com a Islândia ao falar sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


